quinta-feira, 31 de maio de 2012

A Filosofia na Educação Infantil



A filosofia na educação infantil não tem como preocupação central, ainda, a realização de discussões filosóficas. Isso por que para que uma boa discussão filosófica ocorra pressupõem-se que os educandos possuam algumas habilidades de pensamento já desenvolvidas, assim como, uma certa postura metodológica perante os problemas apresentados. É nesse sentido que a filosofia na educação infantil tem como preocupação fundamental o aprimoramento das habilidades de pensamento, assim como a formação da comunidade de investigação.

O aprimoramento das habilidades de pensamento (habilidade de investigação, raciocínio, conceituação e análise, formulação e tradução) permite aos educandos a estruturação e articulação de um modo de pensamento rigoroso, criterioso, cuidadoso e criativo. Esse processo inicia-se de maneira muito simples através de atividades lúdicas orientadas para esse fim, que exigem planejamento e atenção do professor na condução do processo para que efetivamente o processo de se desenvolva.

Simultaneamente com esse processo inicia-se a formação da comunidade de investigação, ou seja, é desenvolvido todo um processo que visa o desenvolvimento e a vivência de certos hábitos e regras necessários para que ocorra uma aula investigativa. Todo esse processo visa desenvolver nos alunos uma postura diferenciada perante as aulas que serão dialógicas, investigativas e reflexivas. O processo de aprimoramento das habilidades de pensamento, bem como a formação da comunidade de investigação tem por finalidade, então, iniciar os educandos na prática do filosofar, por isso dizemos que na educação infantil realizamos pequenos ensaios de discussões filosóficas orientadas e planejadas.

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