A
filosofia na educação infantil não tem como preocupação central, ainda, a
realização de discussões filosóficas. Isso por que para que uma boa discussão
filosófica ocorra pressupõem-se que os educandos possuam algumas habilidades de
pensamento já desenvolvidas, assim como, uma certa postura metodológica perante
os problemas apresentados. É nesse sentido que a filosofia na educação infantil
tem como preocupação fundamental o aprimoramento das habilidades de pensamento,
assim como a formação da comunidade de investigação.
O
aprimoramento das habilidades de pensamento (habilidade de investigação, raciocínio,
conceituação e análise, formulação e tradução) permite aos educandos a
estruturação e articulação de um modo de pensamento rigoroso, criterioso,
cuidadoso e criativo. Esse processo inicia-se de maneira muito simples através
de atividades lúdicas orientadas para esse fim, que exigem planejamento e
atenção do professor na condução do processo para que efetivamente o processo
de se desenvolva.
Simultaneamente
com esse processo inicia-se a formação da comunidade de investigação, ou seja,
é desenvolvido todo um processo que visa o desenvolvimento e a vivência de
certos hábitos e regras necessários para que ocorra uma aula investigativa.
Todo esse processo visa desenvolver nos alunos uma postura diferenciada perante
as aulas que serão dialógicas, investigativas e reflexivas. O processo de
aprimoramento das habilidades de pensamento, bem como a formação da comunidade
de investigação tem por finalidade, então, iniciar os educandos na prática do
filosofar, por isso dizemos que na educação infantil realizamos pequenos
ensaios de discussões filosóficas orientadas e planejadas.
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