domingo, 13 de maio de 2012

ESTÁGIO DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET



A) SENSÓRIO- MOTOR (0-2 ANOS)
Nos sentidos
Na motricidade
B) PRÉ- OPERATÓRIO ( 2- 6 ANOS)
Característica – egocentrismo intelectual e reprodução do ponto de vista da criança.
C) OPERAÇÕES CONCRETAS (7- 11ANOS)
Conservação de números, peso e medida
Surge a alteridade
Reversibilidade
D) OPERAÇÕES FORMAIS (+ ANOS )
Grau superior do desenvolvimento humano.

ESTÁGIO SENSÓRIO MOTOR
0 A 2 ANOS
•      Até um mês:
Comportamentos como respirar, chorar ou sugar o leite materno são determinados hereditariamente e manifestam-se sob a forma de reflexos inatos.
•      1 a 4 meses:
O toque físico permite as primeiras adaptações e o reconhecimento do ambiente. Repetições sucessivas testam as reações, cujos resultados são assimilados e incorporados a novas situações.

4 a 8 meses:
     Novos movimentos provocam ações sobre as coisas: toques sucessivos em móbiles, pequenos barulhos e movimentos que estimulam o interesse.
8 a 12 meses:
            O bebê aplica formas já conhecidas por ele para resolver situações novas: sentado no cadeirão, pega com as mãos os alimentos e joga objetos no chão provocando reações diferentes.
12 a 18 meses:
            As experiências com objetos ampliam os meios para entendimento de novas situações. A criança começa a considerar, por exemplo, que os objetos saem da visão, como uma bola atrás de uma almofada.

ESTÁGIO PRÉ OPERACIONAL
2 A 7 ANOS

•      O pensamento  da criança não está mais limitado a seu ambiente sensorial imediato em virtude do desenvolvimento da capacidade simbólica.
•      A criança começa a usar símbolos mentais, imagens ou palavras, que representam coisas e pessoas que não estão presentes.
•      Há uma verdadeira explosão lingüística, um considerável aumento de vocabulário, bem como da habilidade de entender e usar as palavras.
•      A criança que, aos 2 anos, possuía um vocabulário de duzentas a trezentas palavras, por volta dos 5 anos entende mais de duas mil palavras e já forma sentenças gramaticalmente corretas.

PIAGET notou, nesta fase, várias características do pensamento infantil:


•      Egocentrismo: incapacidade de se colocar no ponto de vista de outra pessoa.
Na teoria de PIAGET, “egocentrismo” não é um termo pejorativo, mas um modo característico do pensamento.
 De modo geral, as crianças pequenas, de 4 a 5 anos, são incapazes de aceitar o ponto de vista de outra pessoa quando este difere do delas.

•      Centralização: a criança consegue perceber apenas um dos aspectos de um objeto ou acontecimento.
Ela não relaciona entre si os diferentes aspectos ou dimensões de uma situação.
 Isto é, PIAGET diz que a criança, antes dos 7 anos, focaliza apenas uma única dimensão do estímulo, centralizando-se nela e sendo incapaz de levar em conta mais de uma dimensão ao mesmo tempo.
Realismo nominal: Trata-se de um outro modo característico de a criança pequena pensar. Ela pensa que o nome faz parte do objeto, que é uma propriedade do objeto que ele representa.

Classificação: Elas não usam um critério definido para fazer a tarefa.
Agrupam as coisas ao acaso, pois não têm uma concepção real de princípios abstratos que orientem a classificação.

Inclusão de classe. Embora aos 5 anos a criança já consiga classificar os objetos, ela ainda tem dificuldade de entender que uma coisa possa pertencer, ao mesmo tempo, a duas classes diferentes diante de um vaso contendo dez rosas vermelhas e cinco amarelas, perguntando-se à criança se há mais rosas vermelhas ou rosas, ela geralmente responde que há mais rosas vermelhas.

Seriação: as crianças pequenas são incapazes de lidar com problemas de ordenação ou seriação.
Conservação do número: Crianças pré-operacionais, mesmo que já saibam contar verbalmente 1, 2, 3, 4..., ainda não construíram o conceito de número.

Surgem pensamentos anímicos e intuitivos, sobre natureza. Para a criança, tudo se compara como ela: nuvens "choram", pássaros voam "porque gostam" e o sol tem "rosto".

Animismo. A criança atribui vida aos objetos. Supõe que eles são vivos e capazes de sentir, que as pedras (e mesmo as montanhas) crescem, que os animais entendem nossa fala e também podem falar, e assim por diante. (Animismo deriva de anima, palavra latina que significa alma. Consiste em atribuir vida a objetos que se movem ou podem ser movidos.)

OPERAÇÕES CONCRETAS
7 A 12 ANOS

•      Começam as operações chamadas de lógico-concretas, nas quais as respostas baseiam-se na observação do mundo e no conhecimento adquirido. É a fase de escolarização, dos primeiros textos e operações matemáticas.
•      O pensamento formal é, portanto, hipotético-dedutivo, isto é, capaz de deduzir as conclusões de puras hipóteses, e não somente através de observação real.
•      O adolescente pode considerar hipóteses que talvez sejam ou não verdadeiras e examinar o que resultará se essas hipóteses forem verdadeiras. Ele pode acompanhar a “forma” de um argumento, embora ignore seu conteúdo concreto. É desta última característica que as operações formais recebem o nome.

CONCEITOS:

1)      Assimilação: o sujeito entra em contato com o objeto (com o meio), retira informações e interpreta-as... assimila-as.
2)       Acomodação: os objetos do conhecimento apresentam propriedades e particularidades que nem sempre são assimiladas (incorporadas) pelos esquemas já estruturados no sujeito. A este mecanismo de ampliação ou modificação de um esquema de assimilação, Piaget chamou de acomodação.
3)      Assim, conhecer um objeto é assimilá-lo. No entanto, quando um objeto apresenta certas resistências ao conhecimento, a organização mental se modifica e a esse processo chamamos acomodação.


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